Casa de Sarmento

A CASA DE SARMENTO

Tudo começa em 1980, no coração da Região Demarcada da Bairrada, com a abertura de um restaurante especializado em leitão assado.

Ao longo de 36 anos de dedicação, o restaurante chamado Meta dos Leitões deu origem a uma cadeia de restauração com vários espaços em diversos pontos do país.

A aquisição de duas propriedades no Alentejo – Avis e Castelo de Vide – e uma na região da Bairrada – Mealhada – permite tornar a Casa de Sarmento auto suficiente na produção de vinhos e espumantes, de azeite e na produção agrícola e pecuária.

Actualmente, mais de 80% do que se consome em cada um dos restaurantes passa pela produção própria, garantindo qualidade e segurança desde a origem até à mesa – dos leitões criados nas melhores terras alentejanas aos produtos hortícolas produzidos nas abundantes terras da região da Bairrada.

Para a produção de vinhos e espumantes a Casa de Sarmento apostou em duas frentes, tão distintas como complementares. Vinhas no coração da Região Demarcada da Bairrada e vinhas no Alentejo, na sub região de Portalegre.

Na Bairrada, as vinhas com solos argilo-calcários e o clima influenciado pelo Atlântico são o local perfeito para que as castas Touriga Nacional, Baga, Jean, Merlot e Cabernet Souvignon nos proporcionem tintos com características especiais e diferenciadoras. Para vinhos brancos frescos e espumantes de eleição apostamos nas castas Bical, Maria Gomes e Chardonnay.

No Alentejo, na sub-região Portalegre, em vinhas cuidadosamente tratadas, as castas Aragonês, Trincadeira Preta, Periquita, Alicante Bouschet e Touriga Nacional, permitem-nos criar vinhos com alma e carácter, encorpados e ao mesmo tempo suaves, que tão bem evidenciam as características de um bom vinho Alentejano.

Se até 2005 os vinhos Casa de Sarmento eram escoados exclusivamente através da sua rede de estabelecimentos, a partir dessa data a produção ultrapassou as 600 mil garrafas por ano, numa evolução constante que tem levado a que grande parte da produção se destine aos mercados internacionais.

As medalhas de ouro, prata e bronze que os diversos vinhos e espumantes Casa de Sarmento obtiveram nos últimos anos dão-nos um estímulo adicional para continuarmos a trabalhar afincadamente e produzirmos produtos de qualidade.

Também no azeite a aposta é reconhecida uma vez que os nossos azeites, produzidos com azeitona galega, têm obtido anualmente prémios de qualidade certificada.

É no microclima do Alto Alentejo que os nossos olivais, quer da Herdade de Sto. Isidro, quer da Herdade da Defesa, produzem tão boa azeitona, de onde extraímos um azeite rico, fino e cheio de sabor.

É também na Herdade de Sto. Isidro, uma propriedade com 2.500 hectares no concelho de Castelo de Vide, que cuidamos, em ambiente natural e de total liberdade, de veados, gamos e javalis. Uma actividade cinegética de importância comercial, gerida com critérios ambientais exigentes e responsáveis.

OS NOSSOS PRODUTOS

VINHO

AZEITE

CHARCUTARIA

MEL

MARMELADA

GALERIA


'