A história da Casa de Sarmento, remonta à decada de 1980.
O início
Na década de oitenta, Gonçalo Sarmento, cozinheiro de profissão, adquiriu o Restaurante Meta dos Leitões, situado no coração da Bairrada.
Com dinamismo e atitude empreendedora, deu o seu cunho pessoal ao fabrico do tão conceituado Leitão Assado à Bairrada.
Com arte e paixão, introduziu a Sopa do Mar e a Paelha de Marisco como novidades na gastronomia regional.
No decurso de quatro décadas, projetou a região tanto ao nível da restauração como no setor vitivinícola. Neste contexto surge a empresa Casa de Sarmento, que abrange diversas áreas de atividade, fruto de empenho e trabalho dedicado.
Adega Tradição e Inovação
Nos últimos anos, a qualidade dos vinhos e espumantes da Casa de Sarmento atingiu um notável patamar de reconhecimento. As variadas distinções alcançadas e as exigências do mercado dão o mote à construção de uma nova adega, de co-autoria dos arquitetos Eduardo Souto Moura , vencedor do prémio Pritzkert em 2011, e Joaquim Portela.
O impressionante edifício, em grande parte construído abaixo do nível do solo e dissimulado na paisagem, albergará as áreas técnicas afetas à produção de vinhos. Incluirá ainda um espaço de restauração a honrar as origens e o core business da Casa de Sarmento, tendo as vinhas como envolvência e no horizonte o cenário verdejante da Serra do Bussaco.
Vinhos Casa de Sarmento
No setor vitivinícola, “desenhou” o perfil de um vinho cujas características organoléticas harmonizam com o tão apreciado Leitão Assado à Bairrada. Surgiu assim um vinho frisante intenso e fresco – o Sarmentinho.
Hoje, com 72 hectares de vinhedo na zona da Bairrada, prima pelo cultivo das castas Chardonnay, Maria Gomes e Baga tirando partido deste terroir.
Na conquista de outro desafio, adquiriu a Herdade da Defesa e Barros, outrora pertencente à ordem de Avis.
Com 85 hectares de vinhedo em terras alentejanas, a primazia cabe às castas Trincadeira, Alicante Bouschet, Aragonez e Touriga Nacional, a partir das quais perspetivou enriquecer a sua paleta de cores e aromas.
Da qualidade da uva e do moderno processo de vinificação resultam vinhos intensos e “com vida”, apreciados e distinguidos em vários concursos nacionais e internacionais.
36 anos de dedicação